Nº 14 Março / Abril   Bimestral                                       15 de Abril 1998

   

PANAGON – A nova linha de produtos da FILENET

 A FileNET – representada em Portugal pela Papelaco Telemática – lançou no início deste ano de 1998, uma nova linha de produtos denominada PANAGON.

 O PANAGON é a evolução de produtos já existentes para uma só solução de Arquitectura Orientada por Componentes, com suporte das especificações ActiveX e COM (Common Object Model) da Microsoft.

Os módulos servidores são oferecidos numa gama que vai do Arquivo de Imagens e Gestão Documental (FileNET IDM Services) ao Workflow (FileNET Visual WorkFlo) sem esquecer a componente COLD (FileNET Report Manager Services).

Na arquitectura por componentes apresentada, os Serviços FileNET via Service Connection Objects são disponibilizados através dos FileNET Foundation Objects. Deste modo, um documento, uma pasta ou uma anotação são disponibilizados como objectos COM.

 

fig.1 Arquitectura por componentes

 

Os programadores e posteriormente as suas aplicações, poderão aceder às funcionalidades dos serviços FileNET, recorrendo a controles ActiveX ou acedendo directamente aos objectos COM.

Os clientes Web terão acesso aos serviços FileNET via Active Server Pages.

A nível do cliente, são disponibilizados 5 módulos de desktop, respeitantes aos 3 serviços descritos, acrescidos de uma Interface para estações de Captura (digitalização) e uma Interface Web.

 

De modo a facilitar o trabalho dos futuros utilizadores, e pensando numa estratégia de abordagem aos sistemas operativos da Microsoft (Windows 95 e Windows NT), a FileNET oferece todos os módulos visíveis como um só. Esta filosofia passa por uma perfeita integração dos produtos com o Windows Explorer, o que permite ao utilizador fazer a navegação sobre os vários serviços FileNET utilizando sempre o browser nativo do sistema operativo.

 

Fig.2 Integração com o Windows Explorer

 

Termina assim a confusão gerada pela execução de uma aplicação para arquivo, outra para COLD, outra para Workflow, etc.

 Com o PANAGON, a utilização do Windows Explorer ou do Internet Explorer como interface com o utilizador é permanente; com a evidente redução em custos de formação. O recurso ao software cliente só se torna necessário aquando da visualização de documentos ou da sua classificação, porque até as acções de pesquisa podem ser efectuadas com o find do Windows.

 *Artigo da responsabilidade da PAPELACO TELEMÁTICA

 

VOLTAR À PRIMEIRA PÁGINA DESTA EDIÇÃO