MICROFILME

 

(infoIMAGEM nº 21, Junho 1999)

 

O novo fôlego do Microfilme como meio de preservação a longo termo, proporcionado pela ligação analógica - digital.

(infoIMAGEM nº31, Fevereiro 2001)

 

Tecnologias de imagem e reconhecimento usadas no tratamento de documentos de recenseamento no Reino Undio e outros países de língua inglesa.

(infoIMAGEM nº31, Fevereiro 2001)

 

Mesa Redonda organizada pelo infoIMAGEM e Páginas a&b, com participação de: Dr. Manuel Real (Arquivo Municipal do Porto), Dr. Rui Jordão (Microdoc), Dr. Ricardo Monteiro (Scansystem), Dr. Maria Luísa Cabral (Biblioteca Nacional), Dr. Isabel Canela (Informática El Corte Inglés), Dr. Alfredo Caldeira (Fundação Mário Soares) e Dr. Manuel Pelágio (Softnet).

(infoIMAGEM nº18, Dezembro 1998)

 

A imagem digital não conseguiu ainda ultrapassar todos os problemas ligados à apresentação de documentos a longo prazo e à sua aceitação legal. Os sistemas híbridos, digital + analógico, aparecem cada vez mais como a solução, em qualquer dos três métodos: FTS (Film-Then-Scan), STF (Scan-Then-Film) ou S&F (Scan & Film).

(infoIMAGEM nº16, Agosto 1998)

 

Entrevista com a Drª. Maria Luísa Cabral sobre os problemas de conservação e disponibilização dos acervos.

(infoIMAGEM nº16, Agosto 1998)

 

Benefícios de utilização do microfilme como um componente da Gestão Documental e da preservação da imagem. Artigo da autoria de Ricardo Monteiro, director da Scansystem.

(infoIMAGEM nº37, Junho 2002)

 

Ricardo Monteiro defende que as Soluções Híbridas representam o melhor dos dois mundos: suporte digital com acesso rápido e universal durante a vida activa dos documentos e suporte analógico para preservação a longo prazo.

(infoIMAGEM nº09, Junho 1997)

 

Durante vários anos ligados à produção de microfilmes, os "Service Bureaux" evoluiram e prestam serviços tão variados como a digitalização (de papel e de microfilme), a captura de dados por OCR, COLD e produção de CD's. E têm um papel muito importante na integração dos arquivos existentes em soluções GEID.

(infoIMAGEM nº10, Agosto 1997)

 

Entrevista com Jorge Nolasco, Administrador Delegado da C.O.M.

(infoIMAGEM nº10, Agosto 1997)

 

Voltar à secção de pesquisa.