KNOWLEDGE MANAGEMENT

 

É hoje muito claro que para desenvolver com sucesso uma iniciativa de "Knowledge Management" é essencial mudar a orientação de espaço do individual para o colectivo.

(infoIMAGEM nº27, Junho 2000)

 

Entrevista com Mauricio Ferreira, director da ImageOne, habilitado pelo Delphi Group a ministrar os seus cursos sobre Gestão de Conhecimento.

(infoIMAGEM nº19, Fevereiro 1999)

 

Mesa Redondo sobre "Knowledge Management" e as tecnologias que o servem. Participam AQUILA, EFACEC, e UNISYS. Produtos em foco: Excalibur, Documentum, Docs/Fulcrum.


(infoIMAGEM nº20, Abril 1999)

 

A tecnologia "PUSH" tem como princípio que a cada utilizador deve ser enviada a informação que necessita e só essa. Relacionada directamente com o envio e acesso através da INTERNET destina-se a contolar a avalanche de informação.

(infoIMAGEM nº17, Setembro 1998)

 

Antes de poder avaliar como é que a tecnologia se aplica ao "Knowledge Management" é preciso definir o objecto. Para o Delphi Group a Gestão do Saber é a capacidade de uma organização para potenciar o lconhecimento colectivo de modo a aumentar a capacidade de resposta e de inovação.

(infoIMAGEM nº16, Agosto 1998)

 

O maior obstáculo à Gestão do Conhecimento é de origem cultural. A generalidade das empresas cresceu reconhecendo apenas o indivíduo, quase nenhuma suporta activamente os esforços de equipa ou recompensa as atitudes de partilha e as contribuições diluídas no colectivo.

(infoIMAGEM nº15, Junho 1998)

 

As opiniões de José Pedro Gonçalves do Portal de informação WWW.ASPETUS.COM 

(infoIMAGEM nº34, Outubro 2001)

 

Reflexões sobre "Knowledge Management" e o necessário equilíbrio entre teorias e prática.

(infoIMAGEM nº35, Novembro 2001)

 

Knowledge Management não é uma nova tecnologia, embora use tecnologias. As empresas não irão comprar sistemas de gestão do saber, tal como não compram sistemas de workflow em abstracto. Muitas das tecnologias que já empregamos serão usadas para gerir o saber corporativo. A diferença estará no modo como vão ser usadas.

(infoIMAGEM nº13, Fevereiro 1998)

 

O Negócio Electrónico, quer na sua vertente externa ("business to business" e "business to consumer") quer na sua vertente interna ("business to employees") tem sido a principal aplicação dos Portais. Sem grande esforço adicional as empresas poderão torná-los em ferramentas de Gestão de Conhecimento.

(infoIMAGEM nº37, Junho 2002)


 

Estudos sociológicos e de comportamento apontam para que afinal as ferramentas de Gestão de Conhecimento (Knowledge Management) não levariam os trabalhadores a gastar menos tempo na pesquisa de informação.

(infoIMAGEM nº38, Setembro 2002)

 

Voltar à secção de pesquisa.