IMAGEM

 

Breve definição de BMP, TIFF, GIF, JPEG e MPEG.

(infoIMAGEM nº 25, Fevereiro 2000)

 

Caso prático da Companhia de Seguros Império.

(infoIMAGEM nº26, Abril 2000)

 

A digitalização e a indexação de documentos são áreas em que o resultado que se obtem é proporcional ao custo. O lema é "Pagar no princípio ou pagar (mais) depois..."

(infoIMAGEM nº21, Junho 1999)

 

Solução da Xerox para combinar informações em papel e em formato digital.

(infoIMAGEM nº21, Junho 1999)

 

Apresentação de soluções da Datinfor para digitalização e arquivo de documentos, seguimento de processos e recuperação da informação. São especialmente detalhados o InfoClipEx e o Easy Software.

(infoIMAGEM nº 27, Junho 2000)

 

Avaliação feita pela Strategy Partners International, do mercado Europeu de tecnologias de Gestão Electrónica de Imagens Documentos e Processos em 1998.

(infoIMAGEM nº19, Fevereiro 1999)

 

Significado das siglas e acrónimos mais comuns na Gestão Electrónica de Imagens, Documentos e Processos.

(infoIMAGEM nº19, Fevereiro 1999)

 

A Informática El Corte Inglês apresenta a sua solução para tratamento informático e digitalização de património bibliográfico e documental, instalada em mais de trinta Bibliotecas e Arquivos Históricos em vários países.

(infoIMAGEM nº19, Fevereiro 1999)

 

Artigo da responsabilidade da DOT sobre a sua solução SIGA.

(infoIMAGEM nº20, Abril 1999)

 

Solução de Gestão de fichas clínicas e processos administrativos desenvolvida em conjunto pela PAPELACO TELEMATICA e o seu cliente Hospital CUF.

(infoIMAGEM nº20, Abril 1999)

 

Talvez por influência do nome, a escolha dos chamados dispositivos periféricos é muitas vezes tratada como uma tarefa menor quando comparada por exemplo com a escolha do SW ou do subsistema de armazenamento. É uma ligeireza que se pode pagar caro! Sem dúvida que há no mercado uma infinidade de monitores e placas, de scanners e SW's de digitalização. Para todos os preços e gostos! Mas a verdade é que grande parte deles não é verdadeiramente apropriada para a Imagem Documental, especialmente a nível de produção.

(infoIMAGEM nº 28, Julho 2000)

 

(infoIMAGEM nº31, Fevereiro 2001)

 

Outsourcing de valor acrescen6tado em Arquivo e Gestão Documental. Um caso prático de uma seguradora.

(infoIMAGEM nº31, Fevereiro 2001)

 

Como o Groupware está na encruzilhada de tecnologias até há pouco vistas como independentes (correio electrónico, encaminhamento de formulários, foruns de discussão, video-conferência, Workflow, "Jornais de Parede"), há uma certa confusão à volta da sua definição e do seu âmbito.

(infoIMAGEM nº18, Dezembro 1998)

 

Mesa Redonda organizada pelo infoIMAGEM e Páginas a&b, com participação de: Dr. Manuel Real (Arquivo Municipal do Porto), Dr. Rui Jordão (Microdoc), Dr. Ricardo Monteiro (Scansystem), Dr. Maria Luísa Cabral (Biblioteca Nacional), Dr. Isabel Canela (Informática El Corte Inglés), Dr. Alfredo Caldeira (Fundação Mário Soares) e Dr. Manuel Pelágio (Softnet).

(infoIMAGEM nº18, Dezembro 1998)

 

Descrição das funcionalidades dos produtos.

(infoIMAGEM nº18, Dezembro 1998)

 

O que são, como funcionam e o que abrangem as soluções de GEID à escala empresarial.

(infoIMAGEM nº16, Agosto 1998)

 

A Imagem (o ficheiro electrónico) já não é apenas o espelho do documento: ELA É O DOCUMENTO! Com tudo o que isso implica em questões como preservação, fiabilidade, transportabilidade, facilidade de uso, apelo ao leitor...

Características como a qualidade da imagem, o tamanho dos ficheiros, a durabilidade dos meios de armazenamento, a familiaridade ou distanciação entre documentos electrónicos e "reais", se colocam de novo com pertinência. 

(infoIMAGEM nº34, Outubro 2001)

 

PANAGON, lançado pela FILENET no início de 1998 representa a convergência de vários produtos que a empresa desenvolvera ou adquirira, para uma única solução de Arquitectura Orientada por Componentes.

(infoIMAGEM nº14, Abril 1998)

 

Entrevista com Pedro Rodrigues, director da DATABASE e responsável por esta nova empresa herdeira em Portugal de uma parte considerável do negócio da Kodak na área da imagem documental.

(infoIMAGEM nº14, Abril 1998)

 

Distinção entre vários tipos de scanners quanto ao débito e funcionalidades. Características a ter em conta conforme a aplicação.

(infoIMAGEM nº12, Dezembro 1997)

 

Benefícios de utilização do microfilme como um componente da Gestão Documental e da preservação da imagem. Artigo da autoria de Ricardo Monteiro, director da Scansystem.

(infoIMAGEM nº37, Junho 2002)

 

A imagem e o workflow no tratamento do processo de Indeminização Directa ao Segurado.

(infoIMAGEM nº09, Junho 1997)

 

Ricardo Monteiro defende que as Soluções Híbridas representam o melhor dos dois mundos: suporte digital com acesso rápido e universal durante a vida activa dos documentos e suporte analógico para preservação a longo prazo.

(infoIMAGEM nº09, Junho 1997)

 

Os utilizadores de aplicações de imagem fazem um uso particular do ecrâ do seu computador. É necessário que este lhes proporcione as melhores condições de trabalho.

(infoIMAGEM nº07, Fevereiro 1997)

 

Apresentação da tecnologia Virtual ReScan da Kofax, que através de SW ou de uma combinação de HW e SW permite corrigir sobre a imagem gerada pelo scanner os defeitos de digitalização (desde as imagens tortas até textos ilegíveis ou códigos de barras alterados por nódoas).

(infoIMAGEM nº38, Setembro 2002)


 

"Document Managing", "Workflow", "Imaging", "Text Retrieval", "OCR / ICR"... O que significam todas estas "buzz-words"? Representarão apenas uma moda ou tendências evolutivas incontornáveis?

(infoIMAGEM nº02, Março 1996)

 

Crónica da infoIMAGEM '96, o 2º forum anual da imagem e gestão documental realizado em Lisboa de 15 a 17 de Maio. Inclui o guia de expositores.

(infoIMAGEM nº03, Junho 1996)

 

Utilização da imagem, arquivo electrónico e workflow no dia-a-dia de um escritório. Artigo da autoria do Dr. António Lucena de Faria, Director da METHODUS..

(infoIMAGEM nº03, Junho 1996)
 

Julho, 1996 - Entrevista com Carlos Melo, Director Geral da Informática El Corte Inglés..

(infoIMAGEM nº04, Julho 1996)

 

Voltar à secção de pesquisa.