HARDWARE

 

Comparação entre CD e DVD. Os diversos tipos de DVD.

(infoIMAGEM nº 26, Abril 2000)

 

Há no mercado uma enorme variedade de produtos de SW e HW. Como distinguir arquivo de backup e ambos de HSM? Quando usar disco magnético, disco óptico, CD ou banda? Em vez de olhar logo para os produtos o melhor é começar por olhar para os requisitos de armazenamento e estabelecer uma estratégia.

(infoIMAGEM nº 27, Junho 2000)

 

À medida que os dispositivos de armazenamento e os meios que usam se tornam velhos, o que tem o ritmo actual é uma questão de poucos anos, como é que podemos assegurar a continuação da disponibilidade dos dados?

(infoIMAGEM nº 27, Junho 2000)

 

Talvez por influência do nome, a escolha dos chamados dispositivos periféricos é muitas vezes tratada como uma tarefa menor quando comparada por exemplo com a escolha do SW ou do subsistema de armazenamento. É uma ligeireza que se pode pagar caro! Sem dúvida que há no mercado uma infinidade de monitores e placas, de scanners e SW's de digitalização. Para todos os preços e gostos! Mas a verdade é que grande parte deles não é verdadeiramente apropriada para a Imagem Documental, especialmente a nível de produção.

(infoIMAGEM nº 28, Julho 2000)

 

CD-Roms e CD-R... vantagens e inconvenientes.

(infoIMAGEM nº15, Junho 1998)

 

Extracto de artigos da autoria de dois especialistas da Fujitsu (Japão) sobre a tecnologia dos scanners a côres.

(infoIMAGEM nº34, Outubro 2001)

 

Informação básica sobre o que é, que tecnologia usa, como funciona e onde é utilizado este meio de armazenamento.

(infoIMAGEM nº14, Abril 1998)

 

Distinção entre vários tipos de scanners quanto ao débito e funcionalidades. Características a ter em conta conforme a aplicação.

(infoIMAGEM nº12, Dezembro 1997)

 

Os utilizadores de aplicações de imagem fazem um uso particular do ecrâ do seu computador. É necessário que este lhes proporcione as melhores condições de trabalho.

(infoIMAGEM nº07, Fevereiro 1997)

 

As diferentes tecnologias e diversos formatos assim como a falta de standards de compatibilidade, pôe sérios problemas à adopção dos discos ópticos como meio de armazenamento a longo prazo e levantam questões de escolha nem sempre fáceis de resolver. O artigo tenta dar uma panorâmica orientadora da situação.

(infoIMAGEM nº04, Julho 1996)

 

Voltar à secção de pesquisa.