FACTORES HUMANOS

 

Factores Humanos na Gestão Documental. A importância do treino dos utilizadores.

(infoIMAGEM nº 22, Agosto 1999)

 

Alteração do papel dos especialistas em Recursos Humanos.

(infoIMAGEM nº 23, Outubro 1999)

 

Gestão dos Recursos Humanos na transição da "antiga economia" para a "nova economia digital".

(infoIMAGEM nº 24, Dezembro 1999)

 

Qual o peso real do "retorno do investimento" nas decisões sobre Tecnologias da Informação? As conclusões da Cambridge Information Network.

(infoIMAGEM nº 26, Abril 2000)

 

"Sobrecarga de informação": recepção de mais informação do que a desejada ou necesssária para prosseguir com eficácia os objectivos de um indivíduo ou de uma organização.

(infoIMAGEM nº 21, Junho 1999)

 

É hoje muito claro que para desenvolver com sucesso uma iniciativa de "Knowledge Management" é essencial mudar a orientação de espaço do individual para o colectivo.

(infoIMAGEM nº 27, Junho 2000)

 

Estratégias para um processo bem sucedido.


(infoIMAGEM nº20, Abril 1999)

 

Antes de enveredar por qualquer solução tecnológica de CRM, uma empresa necessita de construir e implementar uma filosofia e uma ética de comportamento focada nos clientes. É indispensável analisar com rigor os aspectos humanos envolvidos na relação com o Cliente para a poder gerir! (Costumer Relationship Management)

(infoIMAGEM nº29, Setembro 2000)

 

Segundo o Institute for Office Ergonomics (Vermont, EUA) mais de 30% das pessoas que trabalham com computadores sofrem de alguma perturbação relacionada com o trabalho; desde um ligeiro entorpecimento nas mãos ou fadiga visual a tendinites e dores severas nas costas. Veja como algumas medidas simples podem ajudar a combater as causas desses males.

(infoIMAGEM nº30, Novembro 2000)

 

A Gestão das Expectativas é um dos principais factores críticos de sucesso. Fornecedores e Clientes devem estar conscientes dos obstáculos e estar preparados para os ultrapassar em conjunto.

(infoIMAGEM nº32, Abril 2001)

 

O maior obstáculo à Gestão do Conhecimento é de origem cultural. A generalidade das empresas cresceu reconhecendo apenas o indivíduo, quase nenhuma suporta activamente os esforços de equipa ou recompensa as atitudes de partilha e as contribuições diluídas no colectivo.

(infoIMAGEM nº15, Junho 1998)

 

Como um quadro superior de uma empresa sueca do sector financeiro vê as responsabilidades das empresas quanto ao ambiente e o papel das tecnologias, nomeadamente as de Gestão Documental, para as satisfazer.

(infoIMAGEM nº34, Outubro 2001)

 

A experiência e conhecimentos dos Arquivistas são preciosos para o estabelecimento de um correcto Sistema de Informação em qualquer empresa.

(infoIMAGEM nº13, Fevereiro 1998)

 

Um projecto de Workflow engloba, mais do que tecnologia, a mudança nos processos de negócio. A gestão dessa mudança é a chave do sucesso.

(infoIMAGEM nº36, Janeiro 2002)

 

Se não forem bem geridas, as alterações podem fazer descarrilar o melhor dos projectos. Essas alterações são inevitáveis, portanto o melhor é estar preparado para elas.

(infoIMAGEM nº11, Otubro 1997)

 

Influência que as novas tecnologias de colaboração e comunicação em rede têm no comportamento das organizações e dos seus elementos.

(infoIMAGEM nº12, Dezembro 1997)

 

Nos projectos de Gestão Documental, como em todos os novos desafios, a diferença entre a vitória e a desistência passa muitas vezes pela tenacidade e pioneirismo dos "campeões".

(infoIMAGEM nº09, Junho 1997)

 

A elaboração de um Caderno de Encargos pode condicionar o sucesso de um Projecto. Factores a ter em conta.

(infoIMAGEM nº10, Agosto 1997)

 

No Reino Unido, um projecto patrocinado pelo Department of Trade and Industry, explora a utilização de técnicas usadas na Etnografia para alargar a visão do interface pessoa/computador para além da ergonomia dos dispositivos e da interacção com o software, incluindo uma gama de factores que poderiam designar-se por "Ecologia do Posto de Trabalho". (Abril, 1997)

(infoIMAGEM nº07, Abril 1997)

 

Estudos sociológicos e de comportamento apontam para que afinal as ferramentas de Gestão de Conhecimento (Knowledge Management) não levariam os trabalhadores a gastar menos tempo na pesquisa de informação.

(infoIMAGEM nº38, Setembro 2002)

 

Ultrapassada a fase do pioneirismo, os riscos de fracasso nos projectos de Imagem e Gestão Electrónica de Documentos, têm essencialmente a ver com os factores humanos.

(infoIMAGEM nº01, Fevereiro 1996)
 

Voltar à secção de pesquisa.