ARMAZENAMENTO

 

Comparação entre CD e DVD. Os diversos tipos de DVD.

(infoIMAGEM nº26, Abril 2000)

 

Há no mercado uma enorme variedade de produtos de SW e HW. Como distinguir arquivo de backup e ambos de HSM? Quando usar disco magnético, disco óptico, CD ou banda? Em vez de olhar logo para os produtos o melhor é começar por olhar para os requisitos de armazenamento e estabelecer uma estratégia.

(infoIMAGEM nº27, Junho 2000)

 

À medida que os dispositivos de armazenamento e os meios que usam se tornam velhos, o que tem o ritmo actual é uma questão de poucos anos, como é que podemos assegurar a continuação da disponibilidade dos dados?

(infoIMAGEM nº27, Junho 2000)

 

(infoIMAGEM nº27, Junho 2000)

 

Como a Novabase implementou um projecto de arquivo e backup adequado às suas necessidades.

(infoIMAGEM nº27, Junho 2000)

 

As cinco áreas identificadas pelo EmTAG como sendo as tendências estratégicas nas tecnologias de informação, nomeadamente na Gestão de Documentos e Processos. EmTAG (Emerging Technologies Advisory Group) é um grupo de especialistas que funciona junto da AIIM como um observatório tecnológico.

(infoIMAGEM nº19, Fevereiro 1999)

 

Para distinguir um dispositivo de armazenamento ligado à rede (network Attached Storage) de uma rede de armazenamento (Storage Area Network).

(infoIMAGEM nº28, Julho 2000)

 

(infoIMAGEM nº28, Julho 2000)

 

CD-Roms e CD-R... vantagens e inconvenientes.

(infoIMAGEM nº15, Junho 1998)

 

Informação básica sobre o que é, que tecnologia usa, como funciona e onde é utilizado este meio de armazenamento.

(infoIMAGEM nº14, Abril 1998)

 

As diferentes tecnologias e diversos formatos assim como a falta de standards de compatibilidade, pôe sérios problemas à adopção dos discos ópticos como meio de armazenamento a longo prazo e levantam questões de escolha nem sempre fáceis de resolver. O artigo tenta dar uma panorâmica orientadora da situação.

(infoIMAGEM nº04, Julho 1996)

 

Os fornecedores reunidos na Optical Storage Technology Association, elaboraram o formato UDF (Universal Disk Format) para viabilizar a portabilidade dos ficheiros entre diversos suportes ópticos e diferentes sistemas operativos.

(infoIMAGEM nº04, Julho 1996)

 

Voltar à secção de pesquisa.