ANÁLISES / ESTUDOS

 

Análise dos resultados do inquérito efectuado pelo Instituto de Informática do Ministério das Finanças e opiniões da Drª Rosa Peças e do Engº Mendes dos Santos, daquele instituto.

(infoIMAGEM nº25, Fevereiro 2000)

 

Tecnologias emergentes para 2000 e tendências de mercado segundo os analistas do EmTAG (AIIM).

(infoIMAGEM nº25, Fevereiro 2000)

 

no âmbito da Gestão total de Clientes.

(infoIMAGEM nº21, Junho 1999)

 

A combinação das capacidades do Workflow para a automação e integração dos Processos Estratégicos de Negócio, com a capacidade da Internet para a divulgação da Informação, irá preparar o terreno para as novas formas de trabalho: trabalho móvel, teletrabalho, empresa virtual.

(infoIMAGEM nº19, Fevereiro 1999)

 

As cinco áreas identificadas pelo EmTAG como sendo as tendências estratégicas nas tecnologias de informação, nomeadamente na Gestão de Documentos e Processos. EmTAG (Emerging Technologies Advisory Group) é um grupo de especialistas que funciona junto da AIIM como um observatório tecnológico.

(infoIMAGEM nº19, Fevereiro 1999)

 

Avaliação feita pela Strategy Partners International, do mercado Europeu de tecnologias de Gestão Electrónica de Imagens Documentos e Processos em 1998.

(infoIMAGEM nº19, Fevereiro 1999)

 

No Reino Unido a Public Records Office testa pacotes de SW para identificar sistemas de Gestão Documental e Registos Electrónicos adequados para uso na Administração Pública.

(infoIMAGEM nº29, Setembro 2000)

 

Especialistas internacionais apomntam quais as tecnologias emergentes à luz da força dinamizadora da Internet.

(infoIMAGEM nº31, Fevereiro 2001)

 

Um sistema de Gestão Documental é jum sistema informático que permite armazenar, pesquisar, recuperar e controlar documentos ao longo do seu ciclo de vida. Não tem como objectivo, criar documentos, controlar processos ou fluxos nem gerir dados de produto. A Gestão Documental tem que ver essencialmente com o acesso aos documentos.

(infoIMAGEM nº17, Setembro 1998)

 

As conclusões mais importantes a tirar da maior exposição / conferência Europeia na área de GEID-P

(infoIMAGEM nº17, Setembro 1998)

 

A maior parte das ferramentas tecnológicas utilizadas no comércio elctrónico não é nova. O que é novo é o modo e os objectivos com que elas são usadas.

(infoIMAGEM nº18, Dezembro 1998)

 

O que é um "e-Book"? Como se obtém? Onde se lê? Pode-se oferecer ou emprestar?

(infoIMAGEM nº33, Junho 2001)

 

Consultores e especialistas norte-americanos dizem porque é que Documentum, Adobe, Microsoft, etc. merecem a nossa atenção em 98.

(infoIMAGEM nº16, Agosto 1998)

 

O maior obstáculo à Gestão do Conhecimento é de origem cultural. A generalidade das empresas cresceu reconhecendo apenas o indivíduo, quase nenhuma suporta activamente os esforços de equipa ou recompensa as atitudes de partilha e as contribuições diluídas no colectivo.

(infoIMAGEM nº15, Junho 1998)

 

Um balanço do que foi em 2001 o grande evento da Association for Information and Image Management.

(infoIMAGEM nº34, Outubro 2001)

 

As opiniões de José Pedro Gonçalves do Portal de informação WWW.ASPETUS.COM 

(infoIMAGEM nº34, Outubro 2001)

 

As previsões para 1998 da EmTAG (Emerging Technology Advisory Group) da AIIM.

(infoIMAGEM nº14, Abril 1998)

 

Análise do mercado português de GEIDP à luz da INFOIMAGEM 98. O que se pode concluir da exposição e dos temas e casos apresentados no seminário.

(infoIMAGEM nº14, Abril 1998)

 

Pesquisa de mercado feita pelo CENADEM.

(infoIMAGEM nº35, Novembro 2001)

 

A experiência e conhecimentos dos Arquivistas são preciosos para o estabelecimento de um correcto Sistema de Informação em qualquer empresa.

(infoIMAGEM nº13, Fevereiro 1998)

 

Artigo do Eng. António Carretas, da Edinfor (1998) sobre a gestão dos projectos de Gestão Documental e em particular a metodologia PDCA.

(infoIMAGEM nº13, Fevereiro 1998)

 

O EmTAG (Emerging Technology Advisory Group) analisa os desafios que os utilizadores irão enfrentar em 2002 e as soluções tecnológicas que se lhes apresentam.

(infoIMAGEM nº36, Janeiro 2002)

 

Ao contrário do que proclamavam os gurus, o papel não tende a desaparecer dos escritórios. A sua utilização tende até a aumentar. Embora com algumas utilizações especiais viradas para o tratamento informático, como os formulários e o "papel inteligente" de que é exemplo o "Dataglyph" da Xerox.

(infoIMAGEM nº11, Otubro 1997)

 

(infoIMAGEM nº12, Dezembro 1997)

 

Conversa com o Engº Mendes dos Santos do Instituto de Informática do Ministério das Finanças, sobre o relatório "Situação da Informática na Administração Pública Portuguesa Central e Regional".

(infoIMAGEM nº12, Dezembro 1997)

 

Influência que as novas tecnologias de colaboração e comunicação em rede têm no comportamento das organizações e dos seus elementos.

(infoIMAGEM nº12, Dezembro 1997)

 

Artigo da responsabilidade da Fujitsu..

(infoIMAGEM nº37, Junho 2002)

 

Reportagem sobre o 3º Evento Anual de GEIDP realizado em Lisboa em Maio de 1997.

(infoIMAGEM nº09, Junho 1997)

 

Quando os analistas começam a quase só falar dos problemas do Ano 2000, Priscilla Emerg relembra aos responsáveis dos Sistemas de Informação que há outros problemas bem mais reais e mais próximos com que se devem preocupar.

(infoIMAGEM nº10, Agosto 1997)

 

Aplicabilidade das tecnologias de imagem e gestão de documentos e processos à actividade de seguros. (Janeiro, 1997)

(infoIMAGEM nº07, Fevereiro 1997)

 

Artigo de Fernando Quaresma, em Janeiro de 1997 director na Ameridata Global Portuguesa, sobre as características do Groupware e sua importância para o actual ambiente de mercado e de trabalho.

(infoIMAGEM nº07, Fevereiro 1997)

 

Artigo do Dr. Moisés F. Anes, bibliotecário / Documentalista. (Abril 1997)

(infoIMAGEM nº07, Abril 1997)

 

Como é que os sistemas de Gestão de Imagem Documental e Workflow contribuem para a conformidade com as normas ISO900XX e para uma situação operacional de qualidade.

(infoIMAGEM nº01, Fevereiro 1996)

 

A vulgarização do uso da imagem documental para a circulação e armazenamento dos documentos, tem encontrado grandes obstáculos em várias normas legais existentes e, nalguns casos, também na falta delas! O artigo transmite as opiniões do Prof. Dr. José Matos Pereira, da UAL, cujo background profissional nas áreas do Direito e da Informática lhe permitem enquadrar os vários aspectos do problema.

(infoIMAGEM nº04, Julho 1996)

 

O Eng. Nuno Borges da Papelaco Telemática explica o método seguido no desenvolvimento dos projectos de Gestão Documental. Segundo ele a escolha da arquitectura e da solução técnica estão em segundo e não em primeiro lugar para uma implementação de sucesso.

(infoIMAGEM nº04, Julho 1996)

 

Voltar à secção de pesquisa.