projectopatrocíniosconteúdosserviçosmarketing
equipainvestidoresparceirosempregomedia

Bem Vindo(a)

 

Em meados da década de 90 nasce a famosa tríade www (World Wide Web). É uma teia que se estende progressivamente pelo Mundo e que ameaça criar a tão famosa Nova Ordem Económica Mundial. Na maioria das vezes é designada por Internet. 

Desde o seu nascimento passaram cerca de 7 anos, período ínfimo na história humana, no entanto, já tivemos a oportunidade de assistir ao surgimento e desaparecimento das mais violentas paixões económicas e financeiras sobre o seu real valor como potenciadora de novos modelos de negócio. Muitas entidades investiram neste novo potencial. Muitas foram percursoras, investiram fortemente, criaram novos modelos de negócio, tiveram sucesso e os seus líderes foram elevados à estatura de deuses. Muitas outras foram à falência, os seus modelos não provaram, mas aprenderam, formaram excelentes elementos, re-estruturaram premissas, mudaram opções, tomaram novas decisões, voltaram a investir, recriaram-se e testaram novamente. Algumas tiveram sucesso, outras não.

Nos últimos anos passamos pelo mais dinâmico período de criação intelectual e experimentação prática ao nível empresarial de que há memória. No passado já muitas indústrias criavam protótipos para implementar novos conceitos, testar teorias e aperfeiçoar técnicas. A Internet criou a oportunidade e introduziu a necessidade de criar protótipos empresariais. Agora qualquer entidade tem a oportunidade para colocar em prática muitas das suas ideias de negócio. Esta é a grande diferença em relação ao passado. Agora, as grandes empresas só se distinguem das mais pequenas pelo facilidade de acesso a fontes de financiamento. Mas, mesmo esta facilidade não garante os seu sucesso. Com a Internet são muitas vezes as mais pequenas que, devido à sua flexibilidade, apresentam maiores sucessos com os seus investimentos na Internet.

A Internet trouxe também algo de muito novo. Até ao seu nascimento, muita da informação empresarial encontrava-se aprisionada nas bases de dados das empresas multinacionais, dando-lhes vantagens competitivas fortíssimas. Com a Internet inicia-se a disseminação desta informação. Hoje qualquer empresa tem acesso a uma enorme profusão de informação. Esta chega-lhe a partir de variadas origens, cada uma mais fidedigna que a anterior. No entanto, informação não é conhecimento, não é experiência, não é por si só factor de competitividade.

Foi sobre esta premissa que criamos e estamos a desenvolver o projecto ASPETUS.com. Queremos transformar informação em conhecimento. Queremos apoiar as nossas empresas na implementação prática de novos conceitos e ferramentas de gestão, através da disponibilização de um espaço de conhecimento, de informação tratada e validada, de troca de experiência e de contacto permanente.

Este espaço é jovem, está ainda muito longe dos nosso objectivos, mas estamos certos que, com a sua colaboração, comentários, críticas e paciência, podemos transformar este “site” numa referência importante no espaço empresarial português.

Esperamos ser úteis. Conte connosco. Contamos consigo.