SERVIÇOS FINANCEIROS ESCOLHEM EQUANT

 

 

Lisboa, 09-12-2003

 

A Equant (NYSE:ENT) (Euronext Paris:EQU), líder em IP global e serviços de dados para negócios multinacionais ganhou mais de 200 encomendas de instituições financeiras em 36 países nas primeiras fases do processo de migração de rede da Society for Worldwide Interbank Financial Telecomunications (SWIFT).

 

Por outro lado, a Equant assinou um contrato avultado com a Società Interbancaria Italiana (SIA), um fornecedor de soluções tecnológicas para o sistema financeiro italiano. A Equant está a fornecer a SIA com uma ligação IP VPN que liga 120 instituições e permite o acesso à plataforma de mensagem SWIFTNet.

 

A SWIFT é uma cooperativa que fornece serviços de mensagens seguros e software a 7500 instituições financeiras em 199 países para suportar transacções como pagamentos bancários, serviços comerciais e liquidações. A organização está a fazer o upgrade do SWIFTNet para uma rede baseada em IP, para terem mais segurança, confiança e capacidade para múltiplas aplicações. Em 2002 a rede da SWIFT transportou mais de 1,8 mil milhões de mensagens sobre as suas redes, um aumento de 18,5 por cento sobre o tráfego de 2001.

 

“Uma vez que a SWIFT suporta diariamente milhões de transacções financeiras, os seus clientes precisam de uma rede fiável e segura, gerida por um fornecedor financeiramente estável,” disse Howard Ford, President Market and Sales da Equant. “A experiência da Equant no sector financeiro faz com que forneçamos a SWIFT e as instituições financeiras que serve.”

 

“As IP VPN já penetraram na comunidade financeira”, disse Steven Harris, research manager da IDC. “Apenas 16,1 por cento das instituições financeiras não têm planos para implementar uma IP VPN, o valor mais baixo de todos os mercados verticais analisados pela IDC. Por outro lado, a principal razão que leva as instituições financeiras a implementar IP VPNs tem a ver com a segurança. A Equant está bem posicionada para trabalhar com a SWIFT, pela sua solidez no sector das IP VPN de acordo com a nossa análise de mercado”.

 

A SWIFT anunciou este ano que cada membro da cooperativa precisa de utilizar um dos quatro fornecedores de serviços de rede pré-qualificados. A Equant foi escolhida como o principal fornecedor de serviços de rede IP geridos através de um contrato de 3 anos, oferecendo aos membros da SWIFT acesso standard ao backbone da rede que sustenta o SWIFTNet.

 

Os critérios de selecção da SWIFT foram os seguintes:

 

Excelência operacional – A solução IP VPN da Equant está a ser usada por mais de 800 negócios a nível mundial, incluindo muitas das maiores instituições financeiras e está disponível em 140 países.

 

Estabilidade de longo prazo – Os clientes podem contar com a Equant no longo prazo uma vez que é uma empresa de elevados padrões éticos e práticas de negócio.

 

Sinergias de negócio com a SWIFT – A Equant tem conhecimento do mercado financeiro, construído em décadas de experiência a trabalhar com empresas de serviços financeiros e numa base instalada de clientes que inclui mais de 50 por cento das empresas de serviços financeiros da Fortune 100. A Equant foi o único fornecedor de rede escolhido que tem trabalhado com a SWIFT nos últimos 5 anos para fornecer soluções de conectividade a 1700 membros.

 

Com base na sua experiência no sector, a Equant desenvolveu um programa completo de consultadoria para os seus clientes de serviços financeiros. Com 3300 consultores de rede em todo o mundo, a Equant pode assistir de maneira eficiente os membros do SWIFT virtualmente e em qualquer lugar com o plano de migração de rede, implementação e gestão end-to-end.

 

Existem mais de 500 bancos em muitos países onde a Equant é a única opção de fornecedor IP VPN para os membros da SWIFT. A Equant já ganhou encomendas de bancos e outras empresas de serviços financeiros nos países que já começaram o processo de implementação, incluindo: Arménia, Austrália, Bélgica, Brasil, Bulgária, Egipto, França, Alemanha, Hong Kong, Itália, Japão, Malásia, México, Singapura, Espanha, Suiça, Reino Unido e Estados Unidos. O processo de migração vai correr ao longo de 2004.

 

Sobre a Equant

A Equant é reconhecida como líder na indústria de soluções IP Globais e serviços de dados para negócios multinacionais, oferecendo a rede, integração e serviços de gestão para negócios globais. A rede tem um alcance global inigualável, ligando centros de negócio chave em 220 países e territórios e com suporte local em mais de 165 países. Construído em mais de 50 anos de experiência em comunicações de dados, a Equant serve milhares de empresas mundiais de topo com o portfolio mais alargado de serviços de gestão de rede, incluindo o líder de mercado IP VPN, utilizado em mais de 950 negócios até Outubro de 2003. A Equant, é uma subsidiária da France Telecom, nomeada com o Best Global Carrier 2003 e Best Managed Carrier, no World Communication Awards, lidera consistentemente as sondagens da indústria em satisfação de utilização.

 

Mais informações:

 

TFI Consultoria

Maria João Lourenço

Telef: 21 358 30 29

E-mail:mjlourenco.tfi@grupogci.net

 

Equant

Patrícia Barradas

Telef: 21 312 85 00