O aluguer de aplicações de software empresarial já não é um tema novo.  

Desde há vários anos que suscita o interesse de várias entidades, desde fornecedores de aplicações de software, que buscam um novo modelo de licenciamento dos seus produtos, até empresas utilizadoras, cada vez mais preocupadas com os custos crescentes associados a uma complexidade tecnológica incontrolável nos sistemas de informação. É cada vez mais importante eliminar preocupações, reduzir custos, optimizar vantagens e competências, mas ao mesmo tempo não se pode perder o comboio tecnológico, não se pode deixar de dispor das melhores aplicações informáticas, não se pode ficar para trás na exploração do enorme volume de informação que cada empresa gera diariamente.

O modelo de aluguer de aplicações de software sempre existiu, o que não existia era um modelo de negócio que permitisse que a mesma aplicação de software pudesse ser alugada e utilizada por várias empresas. Além dos problemas legais, existiam os custos de comunicações que impediam qualquer veleidade nesta área. As empresas que utilizavam um "service bureau" levavam a sua documentação para a empresa que lhe prestava o serviço, que geralmente era na área de contabilidade ou de pagamento de vencimentos. Com a Internet foi possível reduzir substancialmente os custos de comunicação, e é hoje viável que várias empresas possam utilizar as melhores aplicações e usufruir de melhores níveis de serviço por preços mais confortáveis. Surge o modelo ASP (application service provider).

É toda a problemática associada à decisão de opção por este modelo nas suas variadas componentes que a aspetus.com pretende retractar. Desde a matéria legal e fiscal, até à qualidade da aplicação, passando pela gestão do contrato, pela implementação, pelos cuidados a ter com os fornecedores ASP, etc., são matérias que pode encontrar neste site. Se, ainda assim, não conseguir decidir-se pela adopção do modelo, poderá sempre contactar pessoalmente qualquer dos nossos consultores que terão todo o gosto em ajudar na aquisição, implementação e gestão de um modelo ASP.