O que é um ASP

Um Application Service Provider é uma organização que fornece acesso a utilização de aplicações informáticas com base na Internet e de acordo com um modelo de negócio de um para muitos (one-to-many). A oferta ASP é caracterizada pelo seu tarifário (ou modelo de preços). De facto, o pagamento pela utilização de aplicações e serviços relacionados (que podem incluir o acesso à Internet) pode ser consumado através de mensalidade fixa ou calculado com base no uso (tempo, transacções, etc.). Através da oferta ASP, os consumidores podem usufruir da gestão completa de todas as sua aplicações em formato outsourcing, utilizando a Internet, linhas dedicadas, WAN (Wide Area Network), etc.

O princípio é muito simples: um Centro Informático ASP aloja servidores que contêm aplicações e bases de dados acessíveis ao cliente através de um “browser” Internet normal (Internet Explorer, Nestcape Navigator, etc.).

Os servidores podem ser disponibilizados de forma dedicada para um cliente (organização) ou podem ser partilhados por vários clientes, de acordo com necessidades específicas e o grau de complexidade da aplicação.

A rede ASP e a conectividade da Internet garantem os melhores níveis de serviço (Service Levels Agreements – SLA’s) disponíveis no mercado e que podem ainda ser re-desenhados de acordo com aplicações específicas.

Um ASP oferece uma alternativa de serviço ao cliente ao operar e gerir um sistema que noutra situação seria da inteira responsabilidade deste.

Graças aos serviços oferecidos por um ASP, as aplicações podem ter uma continuidade no seu desenvolvimento (ou serem desenvolvidas à medida) de uma forma muita mais rápida e com custos inferiores.

É importante notar que a gestão, actualização (“upgrading”), manutenção e monitorização do software, hardware e custos relacionados, são da inteira responsabilidade do ASP e não do cliente. Desta forma, a gestão informática do cliente pode concentra-se nas estratégias de negócio tornando-se a tecnologia um factor qualificador.

As principais vantagens...

As principais vantagens da solução ASP, também definida como e-sourcing, podem considerar-se as seguintes:

Rapidez: soluções de negócios são disponibilizadas numa questão de dias ou semanas e não meses ou anos.

Focagem: todos os executivos sabem que qualquer coisa que os distraia do seu “core business” deve ser deslocado para fora da empresa (para especialistas).

Flexibilidade: a criação de uma verdadeira abordagem “plug-and-play” para sistemas e aplicações melhora a performance da organização.

Integração: o e-sourcing transforma a cadeia de abastecimento (Supply Chain) numa cadeia verdadeiramente integrada.

Escalabilidade: as soluções podem ser implementadas de acordo com as necessidades de crescimento da organização.

Custos: é possível obter significativas reduções de custos ao nível dos investimentos em imobilizado, assim como com variadas outras despesas. O Consórcio da Indústria ASP (ASP Industry Consortium) considera que devido à possibilidade de efectuar o “outsourcing” de  infra-estruturas e aplicações, as empresas podem poupar 30 a 50 % em relação aos custos de comprar e gerir aplicações na sua forma tradicional (in-house).