Obras Escolhidas

 

 

 

"As vidas dos outros",

do alemão Florian Henckel von Donnersmarck, é um filme interessantíssimo.
A história muito bem construída prega uma partida ao espectador, o que resulta quase sempre, fugindo dos lugares comuns sobre o tema tratado, a sociedade da RDA (vulgo Alemanha de Leste).

Um fanático do regime compreende os seus erros e salva aqueles que devia perseguir pagando por isso com a destruição da sua carreira mas os seus chefes, boçais e nada idealistas, continuarão a prosperar mesmo depois da "reunificação".

Suspense, reviravoltas e emoções conduzem o espectador para a "conclusão" de que os sistemas de limitação das liberdades acabam sempre por se tornar pasto de todos os oportunismos e carreirismos em vez de serem, como muitas vezes se pensa, dominados pelos idealitas.
 

O NARIZ

 

Em Julho 2006 o Teatro Nacional de S. Carlos levou à cena, com assinalável sucesso, a ópera "O Nariz" de Chostakovitch.

Aqui ficam dez fotografias dessa produção.

 

 

GRAÇA PINTO BASTO

 

 

Exposição de Pintura e Desenho

Espaço ARTISET

Clube Militar de Oficiais de Setúbal

Praça Bocage

17 a 23 de Junho, Tel. 96 232 24 67 - 96 406 56 74

 

 

 

Entre Julho e Outubro de 2005,

a convite da Câmara Municipal,

Graça Morais, uma das mais prestigiadas

pintoras portuguesas contemporâneas,

realizou uma residência artística em Sines

com o objectivo de criar uma exposição

para abrir o novo Centro de Artes de Sines.

 

 

 

Short Cuts - Vidas Cruzadas

Quando o vi pela primeira vez, há uns anos, fiquei profundamente impressionado. Ao revê-lo agora apenas confirmei que se trata de um filme extraordinário.

Mostra (durante três horas) um certo número de vidas "entrelaçadas" o que só por si está longe de ser original e até tem produzido alguns filmes detestáveis. Os motivos de interesse são outros.

Um polícia, um médico, uma "palhaço ao domicílio" que anima festas de aniversário, uma pintora, uma empregada de balcão numa cafetaria, um limpador de piscinas, um comentador de TV, uma prestadora de serviços pornográficos via telefone, uma violoncelista, um condutor de limousine para encontros amorosos, um piloto de helicóptero, uma cantora de jazz, um decorador de bolos comemorativos, um maquilhador de efeitos especiais e outros, cruzam-se e voltam a cruzar-se (em Los Angeles, como no excelente "Colisão").
(ver mais)

 

 

 

 

 

Olhares sobre Paris, Barcelona e Valência

Exposição de Fotografia de Inês Ramos

na Tou aqui, tou aí

Até 30 de Novembro

Av. Afonso Costa 48 A

 

Os Sonhos de Einstein
 

Estreia mundial, a 21 de Outubro 2005 no Teatro da Trindade, do musical "Os Sonhos de Einstein" baseado no livro "Einstein's Dreams".

Música e Letras - Joshua Rosenblum
Argumento e Letras - Joanne Sydney Lessner
Baseado no romance de - Alan Lightman
Versão Portuguesa - César Viana
Encenação - Cláudio Hochman
Movimento - Jean Paul Bucchieri
Cenografia - José Manuel Castanheira
Figurinos - Rafaela Mapril

     Actores - Alexandra Filipe, Alexandra Filipe, Margarida Marecos,  Mário Redondo, Miguel Coelho, Paulo Carrilho, Pessoa Júnior, Sara Belo , Sílvia Filipe


Produção Teatro da Trindade/INATEL

 

 

Uma interpretação notável

da obra prima de Berlioz

no Teatro do Chatelet

agora editada também em DVD

«Usualmente, aceitamos como verdade o que, na maioria das vezes, não passa de estereótipos formados pela impostura da língua de um discurso constituído sob a máscara do poder. O que o estereótipo pretende é a unificação de um único sentido da palavra. Faz-se uma revolução para acabar com um mecanismo de poder e ele logo reaparece, sob uma máscara nova, mas com os mesmos princípios autoritários e opressores. E é neste sentido que (…) encontramos algo que incomoda a autora, a constatação, em 26 de Agosto de 1975, um ano e quatro meses após a Revolução dos Cravos, de que Portugal rompeu com o autoritarismo salazarista, mas não se livrou da ligação com o poder (…) Não que Llansol subestime a importância, nem as conquistas da Revolução; mas incomodam-na os novos moldes de linguagem, ou seja, os novos estereótipos e a nova verdade elaborados pelo vencedor do momento. Como diz a própria autora, num e noutro lugar há impostura e é por isso que sua literatura se desvia dos sentidos habituais das palavras, numa tentativa de contornar a impostura da língua, tornando, desta maneira, exequível a liberdade de consciência fora da própria linguagem.»

 

Carlos Vaz

Editora LABIRINTO

 

 

 

Jekyll & Hyde

Baseado no clássico de Robert L. Stevenson "The Strange Case of Dr. Jekyll e Mr. Hyde".
A história dramática de um médico que descobre uma poção que traz à tona o lado mais obscuro da sua personalidade. Dr. Jekyll é um homem com valores morais, bom, virtuoso e correcto. Mr. Hyde é uma criatura cruel e de instinto animal. O Bem e o Mal, duas faces distintas que existem numa só pessoa. A união destas duas personagens representa o conflito da própria sociedade, a dupla faceta de quem vive num mundo violento. Segundo a teoria do Dr. Jekyll, todo o ser humano é dotado de duas naturezas completamente opostas, equilibradas de acordo com a sua saúde mental: uma é boa e suscita a admiração das pessoas, a outra é má e, quando se torna violenta e agressiva, é temida por todos. No entanto, quando bem distribuídas, com pequenas alternâncias de estado, o homem pode ser considerado normal. Mas há casos em que uma natureza se sobrepõe à outra, numa tentativa de se libertar. O problema é grave quando quem alcança a liberdade é o lado negativo. O Bem e o Mal, o Consciente e o Subconsciente. Dr. Jekyll e Mr. Hyde são o ponto de partida para um espectáculo caracterizado por uma atmosfera de suspense: um thriller que se pretende lúdico e actual.

(até 28 de Agosto 2005)

 

 

Joseph Koudelka

A magnífica exposição Espelho Meu no CCB, para além de outros fotógrafos importantes, levou-me à descoberta de Joseph Koudelka.

Para ver até ao fim de Agosto.

 

 

 

Colecção Berardo

(on-line)

A colecção do empresário ma­deirense Joe Berardo está na In­ternet e pode ser visitada a qualquer dia e hora (clique aqui). Está di­vidida por secções: Arte Moder­na, Azulejos, Posters, Minerais,. Esculturas Africanas e Cycads. A mais conhecida e divulgada, Arte Moderna, pode ser percor­rida por artista ou por movi­mento. Todas as obras, da pin­tura à escultura, vão passando em slideshow e são identifica­das pelo nome do autor e data de origem

 

 

A Sociedade em Rede em Portugal
 

Gustavo Cardoso,

António Firmino da Costa,

Cristina Palma Conceição,

Maria do Carmo Gomes

 

Ao longo deste livro analisa-se a transição de Portugal para uma sociedade em rede, de base informacional, e procura-se captar as diferentes influências da Internet na vida quotidiana.
 

Ver Mais

 

 

Feira do Livro Gulbenkian

Uma excelente oportunidade para comprar estampas, cartazes e livros (por exemplo com as obras de Lalique).

Até 8 de Maio 2005.

veja aqui

 

 

 

 

"Million Dollar Baby"

O filme de Clint Eastwood é uma espantosa e impiedosa parábola.
A vida é um exercício solitário, num mundo inóspito que só alguns seres especiais amenizam enquanto não somos atingidos pelo soco fatal.

A única redenção, espiritual e não social, consiste em perseguir teimosamente os nossos sonhos.
Uma porta estreita e remota aonde só nós cabemos.

 

 

O "Mercador de Veneza"

Num qualquer “cinema perto de si” Al Pacino representa um portentoso Shylock, mercador judeu que insiste em confrontar o Doge com as leis venezianas e acaba vítima do contrato que pretendia cobrar. A fabulosa trama engendrada por Shakespeare permite as mais variadas “leituras” mas eu prefiro a seguinte: todos os textos dizem tudo mas são sempre incompletos.
 

Ler mais...

 

 

 

Portugal Hoje- O medo de existir

Diz José Gil que o 25 de Abril se recusou "a inscrever no real os 48 anos de autoritarismo salazarista", que nunca se fez o luto do fascismo e que, por isso, "o que se quis apagar" insiste em permanecer e sobrevive no medo e na irresponsabilidade.
 

Ler mais...

 

 

O Planeta Selvagem

No planeta Vgam vivem os Draags, Humanoides de doze metros de altura. Tendo alcançado os mais altos cumes do conhecimento, levam uma vida de lazer e meditação. Possuem minusculos animais de estimação, os Oms.

Tudo começa quando Tiwa, filha do Grand Edile, adopta um bébé Om e o baptiza como Terr...

Fabuloso filme/DVD, original de 1973 de René Laloux.

 

 

 

Kvetch

uma peça americana sobre a ansiedade

 

As ansiedades que a todos nos atormentam nascem, em grande medida, de termos sempre um papel a representar e o consequente medo de falhar, de esquecer a deixa, de não estar à altura.

Sendo o lado teatral da vida a fonte de quase todos os medos é irónico usar o teatro para os exorcisar mas garanto que vale a pena observar/dissecar os medos sentado na relatividade da plateia.


(clique no cartaz para saber mais)
 

 

 

Paula Rego
15 de Outubro a 23 de Janeiro de 2005

Museu de Serralves

A exposição apresentará uma selecção da obra de Paula Rego produzida a partir de 1996, incidindo particularmente na relação entre a sua pintura e o desenho, assim como na construção de situações ficcionais singulares e idiossincráticas. A artista apresentará pela primeira vez os desenhos preparatórios das suas pinturas, realizando ainda uma nova série de trabalhos, especificamente pensados para esta exposição, a partir de um tema onde surja como referência a cidade do Porto. A exposição terá início no Museu de Serralves, encontrando-se em estudo a sua itinerância por Espanha, França e Itália, sabendo-se já do interesse da Colecção Saatchi em poder ser a entidade co-produtora onde a exposição terá a sua última itinerância.

The North American

 

 

The North American Indian by Edward S. Curtis is one of the most significant and controversial representations of traditional American Indian culture ever produced. Issued in a limited edition from 1907-1930, the publication continues to exert a major influence on the image of Indians in popular culture. Curtis said he wanted to document "the old time Indian, his dress, his ceremonies, his life and manners." In over 2000 photogravure plates and narrative, Curtis portrayed the traditional customs and lifeways of eighty Indian tribes. The twenty volumes, each with an accompanying portfolio, are organized by tribes and culture areas encompassing the Great Plains, Great Basin, Plateau Region, Southwest, California, Pacific Northwest, and Alaska. Featured here are all of the published photogravure images including over 1500 illustrations bound in the text volumes, along with over 700 portfolio plates.

 Veja aqui

 

 

 

 

 Arte TIWI

 

Nas ilhas Tiwi a arte de pintar o   corpo para as cerimónias tem sido praticada ao longo de milhares de anos... Veja os resultados.

 

 
Nome: Gonçalo Pereira
Alcunhas: Tricôt, Gonças, Gogui P, Scratchklit,
Fidel, Virtuoso Pereira, Sr. Pereira
Nascimento: 31-01-1974, Lisboa
Altura/Peso: 1,84 - 78 Kg
Olhos: Castanhos
Roupa Preferida: Calças de ganga ou calções e T-shirt
Desportos: Futebol e Xadrez
Músicos e Bandas: Joe Satriani, Steve Vai, David Coverdale, Chris Cornell, Pat Metheney, Red Hot Chili Peppers, Incubus, System of a Down, Sting, Sade, Carlos Paredes. Vicente Amigo, U2, Steely Dan, Steve Morse, Nuno Bettencourt, Harem Scarem, Mozart, Pagannini, Bach, Débussi, Stevie Ray Vaughan, Dream Theater... e todas as pessoas que de vez em quando estão inspiradas

Gonçalo Pereira - Official Site

Clique na imagem para ouvir o Gonçalo Pereira

 

 

CURVA DO RIO

Para descobrir um poeta

 

Gil Fernandes Monteiro, nasceu em Lisboa, a 3 de Junho de 1959. Curva do Rio é o seu primeiro livro de poesias. Actualmente matriculado no Curso de Direito da Universidade Internacional de Lisboa, tem publicado até à data alguns trabalhos em diversas antologias poéticas, nomeadamente do Circulo Nacional de Arte e Poesia, do qual é associado. Alguns poemas incluídos neste trabalho foram distinguidos publicamente nos seguintes Concursos:

- 1996 Concurso Nacional de Poesia promovido pela Biblioteca Camões

- 2001/2002/2003 - 1º; 2º e 3º Concursos de Poesia de Alenquer, promovidos pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Alenquer

 

 

 

 

  O ULTIMO TANGO DE FERMAT

O Último Tango de Fermat (Fermat's Last Tango) é um musical sobre a descoberta de um grande teorema matemático, contando a história de Andrew Wiles, o matemático que espantou o mundo quando, em 1993, anunciou a solução para o Teorema de Fermat, o famoso problema matemático colocado por Pierre de Fermat em 1637. Este musical, que combina opereta, blues, pop, e, evidentemente, tango, estreou-se na Off Broadway, no New York City's York Theater, em Novembro de 2000, tendo ganho um Emmy.

Actores/Cantores Mário Redondo, Joana Manuel, Rui Baeta, Pedro Pernas, Madalena Boléo, Rita Crespo e Jaime Bacharel

 

 

 

 

 

EMOÇÕES 1

 Guitarra Portuguesa

  por Luís Penedo

 O disco que não encontra nas lojas

 Para ouvir clique aqui

 Para comprar contacte aqui

 

 

 

 

 

PERIFÉRICA

 

UMA ALDEIA PERIFÉRICA. UMA REGIÃO PERIFÉRICA. UM PAÍS PERIFÉRICO. UMA REVISTA POUCO PREOCUPADA COM ISSO.

«No panorama das revistas culturais em sentido lato, esta Periférica é, cada vez mais, uma revista central.» (Público / Mil Folhas)

 

 

 

AMADEUS

Em co-produção, a Cooperativa Árvore, o Teatro Nacional de S. João, o Coliseu do Porto e a Seiva Trupe apresentam, no Teatro do Campo Alegre, a peça de Peter Shaffer Amadeus. Este espectáculo, com estreia marcada para amanhã, dia 31 de Outubro de 2001, quarta-feira, pela sua qualidade e pelo prestígio das entidades envolvidas, mereceu o apoio e o patrocínio da Porto 2001.

Com encenação de Carlos Avilez, cenografia de José Rodrigues e figurinos de Manuela Bronze, Amadeus foi traduzido por Júlio Magalhães. Do numeroso elenco, destacam-se os actores António Reis e António Pedro, que representam respectivamente Salieri e Mozart.

 

 

 

 

 

CAOS

"Físicos, biólogos, astrónomos, economistas criaram e estão a desenvolver uma nova forma de compreender a complexidade crescente da natureza. Esta nova ciência estabelece a existência de ordem e padrões onde antes só o casual, o errático e o imprevisível- numa palavra o caótico- eram observáveis."

National Book Award, em 1987, este livro publicado pela GRADIVA continua a ser apaixonante.

 

 

 

MUSEU DA TAPEÇARIA DE PORTALEGRE

 

A Manufactura de Tapeçarias de Portalegre  conseguiu rapidamente, após a sua fundação, em 1946, conquistar pintores para trabalhar consigo. Só para citar alguns: Jean Lurçat, Le Corbusier, Almada Negreiros, Graça Morais, Menez, Júlio Pomar, Vieira da Silva.

Todos estes nomes podem ser actualmente encontrados no Museu Guy Fino (nome do fundador da manufactura), que ficou como depositório de parte significativa do espólio da empresa. O espaço do Palácio Castelo Branco foi exemplarmente recuperado pelo arquitecto Fernando Sequeira Mendes, o que significa que há uma dupla razão para visitar o recinto: ver o que está nas paredes e ver as paredes em si.

 

 

 

FESTIVAL TEATRO CLÁSSICO MÉRIDA

 

5 Julho a 10 de Agosto

MEDEIA, CÉSAR E CLEOPATRA, AS PARCAS, no Teatro Romano. 

Aproveitar para visitar o excelente museu arqueológico e as ruínas.

Este ano, todos os anos, a 3 horas de Lisboa

Link ao site do festival - clique

 

 

 

 

RECURSOS HUMANOS

 

Filme de Laurent Cantet

Frank, um estudante de uma Universidade de Economia Parisiene, aceita um cargo de estagiário no departamento de Recursos Humanos da fábrica onde o seu pai trabalha há trinta anos.

Por este filme passam todas as contradições da actividade sindical, e política, do nosso tempo.

(para comprar logo que saia o DVD)

 

 

CONCERTI E CANTATE (Vivaldi)

 

OPUS 111 - OPS 30-181

 

Parece improvável a surpresa perante a vastidão da discografia de Vivaldi mas este disco desafia as ideias feitas. Gravação e interpretação magníficas de concertos e cantatas alternados.

 

Concerto Italiano

Rinaldo Alessandrini, Sara Mingardo, Francesca  Vicari (violino), Luigi Piovano (violoncelo)

 

 

BELA ADORMECIDA (bailado)

 

DVD ARTHAUS 100054

 

Belíssima coreografia do sueco Mats Ek  para a "clássica" música de Tchaikovsky.

Acção tem lugar na actualidade e trata o caso de uma jovem salva da droga pelo amor.

 

The Cullberg Ballet

Vanessa Ligniére, Gamal Gouda, etc.

National Philarmonic Orch., Bonynge

 

 

ENCICLOPÉDIA EINAUDI (Vol. 7)

 

Modo de Produção - Desenvolvimento/Subdesenvolvimento

Imprensa Nacional -Casa da Moeda

Conjunto de artigos muito úteis por apresentarem, de forma sistematizada, quer o conceito de modo de produção e de formação económico-social quer a abordagem das formas de transição de um modo de produção para outro.

Também trata temas como: trabalho, reprodução, propriedade, etc.

 

 

 

 

 

 

 

THE LUGANO REPORT

 

Pluto Press

Nove personalidades cuja identidade se desconhece são convidadas para, em grupo, determinarem como garantir "o futuro da economia globalizada e do sistema de mercado livre". Os mandantes também não são conhecidos mas pode deduzir-se que se trata de entidades altamente colocadas na política e nos negócios.

É interessante ver como se tenta responder a tão lancinante preocupação.

   
 

 

Estamos à espera das suas sugestões...